23 de maio de 2012

Em Porta Fechada Não Entra Deus


"... E o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria."
Lucas 2:7


- Pois não.

Isso foi tudo o que o homem disse ao abrir a porta da Hospedaria.

Não era uma pergunta, tampouco um oferecimento.

Era um "Pois não" do tipo "Sumam daqui e parem de me amolar".

Do lado de fora, o jovem abaixou a cabeça e murmurou:

- Boa noite, senhor. Minha esposa e eu viemos de longe e gostaríamos de um local para dormir.

- Estamos lotados.Respondeu o homem, fazendo menção de fechar a porta.

- Espere! - Interrompeu-o o jovem, elevando o tom de voz.

O homem, ainda com a mão na maçaneta, ofereceu-lhe um olhar carrancudo.

O jovem apontou para a moça ao seu lado, sentada sobre um jumentinho.

- Senhor, minha esposa está grávida. Nós realmente precisamos de...

O homem não esperou o término da frase para repetir:

- Estamos lotados.

O jovem parecia estar à beira do desespero.

- Mas nós temos dinheiro...

- Estamos lotados. - Repetiu o homem (bigodudo). Desta vez, seu bordão como uma ameaça.

Ele começou a fechar a porta.

A jovem grávida permaneceu calada e o rapaz, olhando para o céu, perguntou:

- Onde dormiremos?

O bigodudo esboçou um sorriso encardido e, com a voz carregada de zombaria, sugeriu:

- Que tal com os animais? Ouvi dizer que lá é bem quentinho.

E, rindo do casal desamparado, fechou a porta...




***
A jovem grávida se chamava Maria.

O marido ansioso atendia pelo nome de José.

E o bebê no ventre da mãe seria chamado de Jesus.

O dono da hospedaria havia fechado a porta diante do Deus Vivo.

Fico imaginando se ele tivesse sido mais compreensivo.

Afinal, estava frio.

A moça estava grávida!

E eles tinham dinheiro!

Não haveria algum lugar no corredor?

Quem sabe alguns lençóis pudessem ter sido estendidos num chão limpo.

Ele precisava tê-los deixado na rua?

Ah, se ele tivesse aberto a porta!

Sua Hospedaria seria famosa até hoje, seria visitada por milhões de fiéis e se tornaria um Museu.

- Aqui nasceu Jesus Cristo! - Ele contaria, orgulhoso, aos seus netos.

O homem seria aclamado como um Herói.

E ganharia um busto com a inscrição "Este é aquele que deu abrigo a Deus".

Mas nada disso aconteceu.

A porta foi fechada.

E o bigodudo perdeu sua chance.

Sim, ele entrou para a História.

Será lembrado, porém, como o "1° a desprezar a Cristo".

O homem que poderia ter feito algo, mas não o fez.

O homem que poderia ter amado, mas não amou.

O bigodudo que perdeu a maior oportunidade de toda a sua vida...




***

Você pode até não ter bigode (para falar a verdade, nem sei se o dono da hospedaria tinha), mas se parece com ele.

Jesus já bateu à sua porta.

Ainda que você não O tenha visto, Ele estava lá.

Estava com o colega de classe que você desprezou.

Estava com o empregado que você maltratou.

Estava com o conselho que você não ouviu.

Você fechou a porta, não é?

"Não havia lugar para eles na hospedaria...", diz a Bíblia.

"Não havia lugar para Mim em seu coração...", diz o Senhor.

Pois é, bigodudo.

Ao contrário do que você pensa, Deus se importa.

- Posso entrar aí? - Ele pergunta, de cabeça baixa e mãos estendidas, diante de seu coração.

Ele te procurou primeiro.

E te deu uma chance:

Decidir como entrará para a História.

Por favor, abra a porta.

Não dê a animais o privilégio que é seu.

Não permita que um coração lotado te impeça de receber o Mestre...




***

O bigodudo nunca soube o que perdeu.

Até morrer e reencontrar-se com o bebê, já adulto e ressurreto.

Naquele dia, talvez Jesus tenha lhe perguntado:

- Reconhece-me? Um dia Eu tive frio, mas você não me aqueceu. Um dia Eu pedi água, mas você não me deu...

- Senhor! - Respondeu o homem, desesperado. - Não me lembro de tê-Lo visto! Quando isso aconteceu?!

Talvez Jesus tenha chorado antes de dizer:

- Quando Eu falei contigo, mas você não me respondeu...




***

Deus ainda está à porta.

Portanto, fique atento.

Converse com os velhinhos.

Brinque com as crianças.

Não permita que ninguém passe frio.

Seja sensível à Voz d'Ele.

Ele está em toda a parte.

E seu único desejo é amar.

Deixe-O entrar e sua Hospedaria nunca mais será a mesma...

Nenhum comentário:

Postar um comentário